Certificação da Qualidade

Certificação da Qualidade

ANPC
Registo VIANAS – ANPC

A VIANAS em Diretório de Entidades da ANPC

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disponibiliza uma lista de entidades com atividade na Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) ao abrigo da Portaria nº773/2009.

Credenciação de Cursos Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE)

Segurança Contra Incêndios em Edifícios (SCIE): 90H e 128H

A VIANAS possui também a Credenciação da ANPC de todos os Cursos de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) que constam da oferta formativa.

Registo Prévio VIANAS – PSP
Registo prévio nº 341

A VIANAS está certificada pela Direção Nacional da Polícia de Segurança Publica para a prestação dos seguintes serviços:

  • conceção,

  • instalação,

  • manutenção e

  • assistência técnica, abrangendo os materiais e equipamentos de segurança.

A lei 31/2013 de 16 de Maio estabelece o regime jurídico do exercício da atividade de segurança privada determinando que as entidades que procedam ao estudo, conceção, instalação, manutenção e assistência técnica de material e equipamentos de segurança ou de centrais de alarme se registem previamente na Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública. 

Certificado NP EN ISO 9001:2015
Certificação de Sistema de Gestão da Qualidade
Certificado PT10/03232

A VIANAS tem estabelecido, documentado e implementado um Sistema de Gestão da Qualidade que mantem desde Junho 2010, continuamente auditado desde então, está em conformidade com os requisitos da Norma de referência NP EN ISO 9001:2015.


A Norma NP EN ISO 9001:2015 especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade no qual a VIANAS:

  1. demonstra a aptidão de forma consistente em proporcionar produtos/serviços que vão ao encontro dos requisitos do cliente, estatutários e regulamentares aplicáveis;

  2. visa aumentar a satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria continua e para garantir a conformidade com os requisitos do cliente, estatutários e regulamentares aplicáveis.

Certificado NP 4413:2012
Certificação Segurança contra incêndios – Manutenção de extintores
Certificado PT 10/03233

A VIANAS tem estabelecido, documentado e implementado um Serviço de Manutenção de Extintores que mantem desde Junho 2010, continuamente auditado desde então, está em conformidade com os requisitos da Norma de referência NP 4413:2012.


A Norma NP 4413:2012 aplica-se a todas as Empresas com atividade na manutenção de extintores e define os requisitos para certificação do serviço de manutenção de extintores.

Para exercer a atividade é necessário possuir adicionalmente o registo na ANPC.

Esta norma visa ir ao encontro dos seguintes objetivos:

  1. dar resposta a requisitos legais;

  2. proporcionar produtos/serviços que vão ao encontro dos requisitos do cliente, estatutários e regulamentares aplicáveis;

  3. reconhecer a competência técnica das Empresas certificadas;

  4. incentivar a melhoria continua do serviço através do desenvolvimento de competência e qualidade;

  5. permite às Empresas a prestação de serviços que oferecem aos seus clientes soluções adequadas à satisfação das suas necessidades;

  6. permite ao cliente proceder à seleção de fornecedor com base em critérios especificados de competência e qualidade.

Certificado Entidade Formadora Acreditada - DGERT

Certificado Nº 1153/2014


A VIANAS está certificada como entidade formadora, no âmbito do disposto na Portaria n.º 851/2010, de 6 de Setembro, alterada e republicada pela Portaria n.º 208/2013, de 26 de Junho.


A certificação valida a melhoria da capacidade, da qualidade e da fiabilidade do serviço de formação prestado pela VIANAS, tal significa um fator distintivo no mercado e a garantia de um claro compromisso com uma oferta de formação de maior qualidade para os clientes.


A Empresa reúne todas as condições necessárias para organizar e desenvolver a atividade formativa com a qualidade exigida pelo referencial do sistema de certificação. As áreas de educação e formação certificadas são as a seguir mencionadas:

  • 623 - Silvicultura e caça;

  • 861 - Proteção de pessoas e bens;

  • 862 - Segurança e Higiene no Trabalho.